> SP 450 anos
Anhembi
Site oficial dos 450 anos de SP
Sampacentro
SP 450 anos
Segunda, 26 de janeiro de 2004, 02h48 
SP ganha festas e muitos presentes de aniversário
 
Reinaldo Marques/Terra
Multimídia
Galerias de fotos
» Lula inagura fonte multimídia em SP
» A fonte multimídia do Parque do Ibirapuera
» Maquete de São Paulo
» Inauguração da fachada da Luz
» VIPs no show de Caetano Veloso
» Show de Caetano na Ipiranga com São João
» Bolo do Bixiga
» Missa dos 450 anos
» Inauguração do Banespinha
» Paulistanos na Parada dos 450 Anos
» Show da Rita Lee nos 450 Anos
Últimas de SP 450 anos
» vc repórter: cheia do rio Negro altera paisagem em Manaus
» Exemplo5 - Palmeiras decepciona e só empata
» Ex 4 - executivos adotam facebook para negocios
» Parada reúne 2,5 milhões na 23 de Maio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O final de semana foi marcado por inaugurações, shows e atração. Não era para menos. A maior metrópole da América Latina fez 450 anos no domingo. Para começar, na sexta-feira, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, inaugurou a maior usina de biogás do mundo. A maior central de geração de eletrecidade movida a gás de aterro sanitário fica em Perus, região metropolitana da capital paulista. Mais tarde, Marta recebeu das mãos dos Correios, o selo comemorativo aos 450 anos da cidade, criado pelo pintor Romero Britto.

Na sexta-feira à noite, todas as atenções se voltaram para o Parque do Ibirapuera. Lá, o presidente Lula inaugurou a maior e mais sofisticada fonte multimídia da América Latina. Construída numa parceria entre a prefeitura e o grupo Pão de Açúcar, ela tem 110 metros de comprimento e movimenta 60 mil litros de água por minuto, lançando jatos ao ritmo de músicas. O custo da nova atração turística da cidade foi de R$ 6 milhões.

No sábado, o Sesc Itaquera e a Secretaria do Verde apresentaram uma maquete de 96 metros quadrados da cidade de São Paulo na exposicão "Paulicéia 450". Ela foi feita por 720 jovens estudantes de escolas públicas da zona leste da capital. No centro de São Paulo, Marta entregou quatro fachadas históricas restauradas pela Caixa Econômica Federal no Quadrilátero da Sé. A cerimônia marcou também a abertura do novo Conjunto Cultural da Caixa, com mais de 1,6 mil metros quadrados.

Ao longo do dia, vários convidados internacionais da prefeitura chegaram para as festividades do domingo. Entre ele, os prefeitos de Paris, Bertrand Delanoë, e de Genebra, Manuel Tornare. Vieram também os prefeitos de Buenos Aires (Aníbal Ibarra), Palermo (Diego Cammarata), Bogotá (Lucho Garzon), Calheta (Manuel Baeta de Castro) e Montevidéu (Mariano Arana); o presidente do governo das Ilhas Canárias, Adán Martín Menis; o secretário do governo de Moscou, Leonid Bochin; o assessor do governo do País Basco, Ramon Peñagaricano, entre outros.

Outra importante a atração do dia foi a reinauguração da Estação da Luz. A obra foi totalmente restaurada em uma parceria entre 10 entidades. Banda Sinfônica de São Paulo, Elza Soares, Kleiton e Kledir, Almir Sater e Oswaldinho do Acordeon dividiram o palco da grande festa do evento. Entre os convidados, a prefeita, o governador Geraldo Alckmin e Gilberto Gil.

Em evento realizado pela Rede Globo, Roberto Carlos declarou amor a Maria Rita e a São Paulo. Em programa especial, gravado no Ginásio do Ibirapuera e apresentado por Serginho Groisman. Mesmo aparentando cansaço, Roberto conseguiu embalar um Ibirapuera lotado com sucessos como "Estrada de Santos", "É Preciso Saber Viver", entre outras. O artista fechou a noite com "Jesus Cristo", enquanto arremessava rosas vermelhas e brancas para a platéia.

A mais comentada festividade do dia, no entanto, foi o show que Caetano Veloso fez na célebre esquina das Avenidas Ipiranga e São João, sintetizando seu sentimento pela cidade. "Essa cidade me deu tudo", resumiu. Entre seus convidados estavam Nando Reis, Jair Rodrigues, Gilberto Gil, José Miguel Wisnik, Jairzinho Oliveira e o rapper Rappin' Hood. No final do show, num dos momentos mais emocionantes da noite, todos cantaram juntos a música Sampa, de Caetano, acompanhados pelo púbico.

No dia 25, dia do aniversário da cidade, o tradicional bolo do Bixiga acabou em pouco segundos. Depois da missa, que começou no Pateo do Collegio e terminou na Praça da Sé, a prefeita Marta Suplicy recebeu das mãos do presidente do Santander Brasil, Gabriel Jaramillo, a chave do Edifício Patriarca, o Banespinha, no Viaduto do Chá. O edifício passou a ser a nova sede da prefeitura municipal. O antigo prédio das Indústrias Matarazzo, agora chamado Palácio do Anhangabaú, foi concedido ao município em regime de comodato pelo período de 25 anos. Desta forma, a administração está amortizando uma dívida de R$ 885 milhões, contraída pela extinta CMTC (atual SPtrans).

Ao longo de todo o domingo, a Parada dos 450 Anos, no eixo 23 de Maio-Anhangabaú, reuniu 2,5 milhões de pessoas. O encerramento do evento aconteceu no Vale do Anhangabaú, com show de Rita Lee, Titãs, Maria Rita, Demônios da Garôa, Xis, Daniela Mercury e integrantes da Vai-vai. Apesar da forte chuva que caiu no início do show, cerca de 250 mil pessoas compareceram ao local, segundo estimativas da Polícia Militar.

No estacionamento do Palácio das Indústrias, aconteceu o desfile do São Paulo Fashion Week em homenagem aos 450 anos da cidade foi recheado de tops na passarela e vips na platéia. Ana Hickman, Mariana Weickert, Liliane Ferrarezi e Ana Cláudia Michels são apenas alguns dos nomes. Logo após isso, dentro do edifício, ex-sede da prefeitura, muitos convidados cantaram parabéns a São Paulo na festa oficial de encerramento das comemorações.
 

Redação Terra