> SP 450 anos
Anhembi
Site oficial dos 450 anos de SP
Sampacentro
SP 450 anos
Uma cidade feita de negócios, cultura e festas
 
Reinaldo Marques/Redação Terra
O Bexiga é parada obrigatória para os visitantes
Notícias
» Turismo feito de negócios, cultura e festas
» Pinacoteca do Estado
» Pateo do Collegio
» Museu do Ipiranga
» Museu de Arte Contemporânea (MAC)
» Mosteiro de São Bento
» Memorial do Imigrante
» Zoológico
» Solar da Marquesa de Santos
» Revitalização do Centro
» Memorial da América Latina
» MASP
» Instituto Butantan
» Parque do Ibirapuera
» Carnaval
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Segunda maior cidade do mundo e centro econômico da América Latina, São Paulo é conhecida como capital do turismo de negócios do continente. Quem chega à cidade por terra logo percebe os espigões que dominam a paisagem e cobrem toda a área urbana. Quem chega por cima não pode deixar de notar a extensão da cidade, um mar de prédios e concreto que não parece ter fim.

Mas todo esse concreto é pontilhado por uma cultura rica e variada, museus de reconhecimento internacional e muito entretenimento. Áreas verdes como o Parque do Ibirapuera - um dos maiores parques urbanos do mundo - e o Parque do Trianon - um oásis verde em meio ao movimento da Avenida Paulista - completam a paisagem, cheia de contrastes e surpresas.

A cidade foi colonizada por habitantes do mundo todo, como japoneses, chineses, italianos, libaneses. Cada um trouxe consigo sua cultura, que São Paulo soube incorporar de forma inigualável. A culinária é o que há de mais visível nessa mistura: na cidade podem ser encontrados restaurantes das mais variadas influências, das cantinas italianas do Bexiga até os tradicionais restaurantes japoneses da Liberdade.

A badalação noturna de São Paulo atende a todos os gostos. Os mais diversos bares e danceterias estão espalhados pela cidade e, dificilmente, ficam vazios, inclusive durante a semana. A Vila Madalena, na zona oeste, é o bairro mais agitado da capital paulista. Lá, é muito comum ver mesas nas calçadas com as mais variadas tribos.

Festas agitam o calendário da cidade, não apenas no Carnaval - que rivaliza com os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e com as festas de Salvador, mas também em tradicionais festas paulistanas, como a de Nossa Senhora da Archiropita.

A grande expectativa de 2004 é a comemoração dos 450 anos de São Paulo, que faz aniversário no dia 25 de janeiro. A festa não tem precedentes na cidade. Serão 365 dias de comemorações, com obras, cursos, atividades e eventos tradicionais e especiais. Um dos destaques da programação é a exposição do artista espanhol Pablo Picasso, que será a maior já realizada na América Latina. A abertura está prevista para 28 de janeiro de 2004, no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera.


 
Redação Terra