> SP 450 anos
Anhembi
Site oficial dos 450 anos de SP
Sampacentro
SP 450 anos
Sábado, 24 de janeiro de 2004, 18h20 
Fachada da Luz é inaugurada hoje
 
Rogério Lorenzoni/Terra
Luz recebe iluminação nova
Multimídia
Galerias de fotos
» Restauração da Estação da Luz
» Inauguração da fachada da Luz
Últimas de SP 450 anos
» vc repórter: cheia do rio Negro altera paisagem em Manaus
» Exemplo5 - Palmeiras decepciona e só empata
» Ex 4 - executivos adotam facebook para negocios
» Parada reúne 2,5 milhões na 23 de Maio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
As fachadas da Estação da Luz totalmente restauradas foram entregues à população hoje à noite, em uma grande festa. Entre as autoridades presentes, Gilberto Gil, Geraldo Alckmin, Marta Suplicy e os secretários estaduais de Cultura, Cláudia Costin, e de Educação, Gabriel Chalita. Na cerimônia, que também inaugurou a nova iluminação do monumento, houve show de efeitos especiais e performances de artistas.

O objetivo foi contar a história da Estação da Luz, que se mistura com alguns dos momentos mais importantes do desenvolvimento de São Paulo. Com auxílio de vídeos e projeção de luzes, os organizadores resgataram detalhes e curiosidades da construção do edifício, por onde passava o café que fez a fortuna de muitos paulistas.

Vários artistas brasileiros foram convidados para prestar uma homenagem aos 450 anos da cidade e aos paulistanos, junto com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Abel Rocha. Entre ele, Kleiton e Kledir, Elza Soares, Almir Sater e Oswaldinho do Acordeon. A festa foi apresentada por Zeca Camargo.

A cerimônia devolveu à cidade a beleza de um dos seus mais significativos cartões postais. A Estação da Luz volta a ostentar o mesmo aspecto imponente da década de 50, quando foi praticamente reconstruída - após ter sido atingida por um grande incêndio. A Estação era fundamental para o escoamento da produção das lavouras do interior do estado para o porto de Santos, de onde os grãos eram embarcados para a Europa.

A inauguração das fachadas marca a conclusão da primeira etapa do projeto Estação da Luz da Nossa Língua. A proposta é criar um centro de referência da língua portuguesa, um espaço totalmente dedicado à preservação e à celebração da nossa língua. Com inauguração prevista para 2005, está orçado em R$ 30 milhões e é fruto da parceria entre Ministério da Cultura, IBM do Brasil, Correios, TV Globo, Petrobras, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Vivo, Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A realização é da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A estação do café
A Estação da Luz foi inaugurada em 1901, em pleno ciclo do café, para levar a produção cafeeira do interior do estado até o porto de Santos ¿ canal de saída para a Europa, a principal consumidora da bebida brasileira. Ela foi construída pela São Paulo Railway Company quando a cidade tinha 240 mil habitantes.Boa parte da Estação da Luz veio para o Brasil de navio: tijolos, madeira (pinho-de-riga irlandês), telhas, cerâmicas e as estruturas de aço que compõem a gare. Construída pelos ingleses, seu traçado arquitetônico é engenhoso e bastante peculiar. Os trens circulam em leito rebaixado, de modo a não interferir no traçado das ruas da cidade. Além disso, sobre as plataformas, há três passarelas que permitem a travessia de pedestres entre o Parque da Luz e a Rua Mauá, cruzando o salão principal.

Em 1946, um incêndio afetou grande parte do edifício. Durante as obras de recuperação, foi construído um novo andar do lado leste, mas que manteve o mesmo estilo da fachada. Essa ampliação tinha um motivo: o número de passageiros tinha aumentado 20 vezes. Hoje, mais de cem anos depois da inauguração, a Estação da Luz ainda é considerada um marco da riqueza do café e um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de São Paulo.
 

Redação Terra