> SP 450 anos
Anhembi
Site oficial dos 450 anos de SP
Sampacentro
SP 450 anos
Quinta, 22 de janeiro de 2004, 12h52 
Cuzcuz é eleito a comída típica dos paulistanos
 
Últimas de SP 450 anos
» vc repórter: cheia do rio Negro altera paisagem em Manaus
» Exemplo5 - Palmeiras decepciona e só empata
» Ex 4 - executivos adotam facebook para negocios
» Parada reúne 2,5 milhões na 23 de Maio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O cuscuz paulista, apesar ser consumido em todo o estado de São Paulo, pode ser considerado um prato tí­pico paulistano. Quem diz isso é Welliton Donizeti Popolim, do Conselho, colaborador do Conselho Regional de Nutricionistas. A iguaria, originária do Norte da África, é feita com sêmola moí­da e cozida no vapor. Servida com carne ou peixe, legumes e embutidos, recebeu novos ingredientes e importância histórica em terras paulistas, entre os séculos XVII e XVIII.

Os tropeiros, que partiam da capital para a exploração do interior do Estado e em direção às minas das Gerais para comercializar seus produtos, costumavam levar em seus recipientes de alimentos farinha de milho com galinha, feijão ou milho. Durante a viagem, a farinha de milho absorvia o caldo do frango e os ingredientes se misturavam formando um virado. Mais tarde, ele foi chamado de cuscuz paulista, como explica Popolim.

Na cidade de São Paulo destacam-se também os lanches, consumidos por pessoas acostumadas ao cotidiano corrido da metrópole. O mais famoso deles, segundo o nutricionista, é o bauru. O sanduí­che surgiu no Largo do Paissandu, onde a boemia começou a fervilhar no iní­cio dos anos 30. Foi criado por Casemiro Pinto Neto, estudante de Bauru - e por esse fato recebeu o nome da cidade paulista. Os ingredientes da receita original são pão francês, mussarela, rosbife, tomate e pepino.
 

Redação Terra