> SP 450 anos
Anhembi
Site oficial dos 450 anos de SP
Sampacentro
SP 450 anos
Memorial do Imigrante
 
Alexandre Tahira/Redação Terra
O museu conta a história dos imigrantes que construíram a cidade
Notícias
» Turismo feito de negócios, cultura e festas
» Pinacoteca do Estado
» Pateo do Collegio
» Museu do Ipiranga
» Museu de Arte Contemporânea (MAC)
» Mosteiro de São Bento
» Memorial do Imigrante
» Zoológico
» Solar da Marquesa de Santos
» Revitalização do Centro
» Memorial da América Latina
» MASP
» Instituto Butantan
» Parque do Ibirapuera
» Carnaval
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Criado em 1998, o Memorial ocupa parte do edifício da Hospedaria de Imigrantes, onde eram recebidos os estrangeiros que chegavam ao Brasil pelo porto de Santos. Exibe móveis, documentos e fotografias e tem o registro de todos os imigrantes que passaram por lá.

São listas de bordo dos navios que atracavam em Santos trazendo a mão-de-obra que iria trabalhar na construção do país, além de documentos pessoais e cerca de cinco mil fotografias, livros e revistas. Uma parte do acervo (de 1882 a 1907) já está informatizada.

O Memorial do Imigrante é composto pelo Museu da Imigração, pelo Centro de Pesquisa e Documentação e pelos núcleos dos Transportes e de Estudos e Tradições. O Museu da Imigração, peça chave do complexo, foi fundado em 1993, com o propósito de preservar e divulgar a importância da imigração nas origens históricas da cidade e do país.

A exposição permanente do memorial mostra todo o processo imigratório, desde a viagem até a chegada na Hospedaria, passando pela ida para as fazendas e os núcleos coloniais, finalizando com a integração do imigrante na sociedade. O Memorial possui também jardins, pátio interno, auditório (cerca de 100 lugares) e uma "fazenda de café", onde o público tem contato com um pequeno cafezal e objetos usados nas plantações.


 
Redação Terra