> SP 450 anos
Anhembi
Site oficial dos 450 anos de SP
Sampacentro
SP 450 anos
Memorial da América Latina
 
Rogério Lorenzoni/Redação Terra
Memorial, projeto de Oscar Niemeyer
Notícias
» Turismo feito de negócios, cultura e festas
» Pinacoteca do Estado
» Pateo do Collegio
» Museu do Ipiranga
» Museu de Arte Contemporânea (MAC)
» Mosteiro de São Bento
» Memorial do Imigrante
» Zoológico
» Solar da Marquesa de Santos
» Revitalização do Centro
» Memorial da América Latina
» MASP
» Instituto Butantan
» Parque do Ibirapuera
» Carnaval
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Memorial da América Latina, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989, é um dos mais modernos centros culturais da cidade. Mostra a identidade cultural dos países latinos-americanos por meio de seu acervo.

O conjunto de edifícios, instalado em uma área de 78 mil metros quadrados, abriga um rico complexo de informações sobre a cultura do continente latino-americano e fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.

No Pavilhão da Criatividade, a rica produção artesanal dos povos da região está em exposição permanente. Já a história está reunida na Biblioteca das Américas, uma área especializada que conta com sala de leitura, hemeroteca e sonoteca.

No acervo, também há documentação de música erudita, música popular brasileira e hispano-americana, com cerca de mil horas de gravação. Na filmoteca, 1,2 mil filmes estão à disposição, sobre temas de ficção ou documentários.

O auditório do Memorial, destinado a espetáculos musicais, apresentações de dança e teatro, congressos e convenções, possui capacidade para 1.679 pessoas. Há ainda o Salão de Atos, onde estão expostos painéis pintados por grandes artistas do continente. Entre eles, um importante trabalho de Cândido Portinari, o painel Tiradentes, de 1948. Do lado de fora, na Praça Pôr-do-Sol, está o símbolo local: uma mão espalmada de concreto com sete metros de altura.


 
Redação Terra